quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Não dá mais pra voltar

Quem de nós nunca pensou em desistir? É comum a nós que somos fracos sentirmos vontade de no meio do caminho, quando tropeçar em uma pedra, se aborrecer, ficar triste ou qualquer outra coisa, e não querer mais caminhar. Essa pedra que nos impede de caminhar pode ser uma doença, nossa família que ta de cabeça pra baixo, um pecado ou até mesmo o medo. 

Temos que ter em mente que sempre essas coisas vão existir, ao contrario não seria a porta estreita, muitos se perguntam "poxa, eu sou de Deus mas vivo sofrendo", pessoas assim ainda não se deram conta do verdadeiro sentindo de seguir a Cristo. Seguir a Cristo é andar junto de Cristo, por onde Ele andou, onde Ele dormiu, onde Ele comeu, e no meio dessa trajetória existe milagres, graças, ensinamentos, sacramentos, porém existe algo muito mais forte na vida de Jesus, e também na vida daqueles que atendem o chamado de Dele para caminhar ao seu lado, a cruz (Mateus 16, 24).

Quando Ele nos chamou não disse que seria fácil, muito pelo contrario, pediu a nós que renunciássemos nossas vontades e interesses, pegássemos nossa cruz e ai então poderíamos o seguir. Mas isso não significa que a nossa vida também será uma desgraça sofrida sem vida , alegria e esperança, a vida em Cristo pode ser difícil, mas é maravilhosa amado! Não há outro lugar melhor a se viver, se não ao lado do Pai. O mundo pode até querer montar uma imagem disfarçada de felicidade e te dar, mas não será verdadeira felicidade, sempre sobrará o vazio no final. 

Nós que já vivemos em Cristo sabemos o quanto é bom e gratificante servi-lo, ser Seu amigo, e que não há outra felicidade tão boa, eterna e real como essa, e se você ainda não caminha, experimente andar ao Seu lado. Mas como o caminho não é fácil, e nem tem que ser, vamos ter que enfrentar batalhas, pois o bom Cristão é provado é no fogo. Vejamos a palavra do Senhor em Eclesiástico 2, 1-6:


"Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice."

Então meu irmão, pecou de novo? Ta difícil em casa, na escola, na faculdade e no trabalho? Ta sem forças para caminhar?  Tá triste? Já pedes a décadas uma graça?  humilha teu coração e pede perdão ao Pai e bola pra frente; espera com paciência e no momento certo tua graça virá; dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria e irás te levantar dessa fossa e seguir sem medo, sem  temer o que te espera pois está sustentado na palavra de Deus e seu Espirito; não te perturbes no tempo da infelicidade e irás viver mais feliz por está entendo que "tudo é graça" (Santa Terezinha do Menino Jesus), e tudo é para nossa santificação e que amanhã estará feliz da vida na gloria do Pai; sofre as demoras de Deus aproveitado cada segundo dessa situação, pois irá aprender muito com tudo isso, te garanto; e enquanto ainda passas pelo deserto, usa cada segundo de tua vida para dedicar-te a Deus, pois esse é o sentido da tua vida. 

Tenha em mente uma coisa, não da mais pra voltar. Não existe outro lugar para nós, se não no sagrado coração de Deus. Um dia eu também já pensei em voltar para minha vida velha, mas vi que não era mais possível  pois já havia provado da graça abundante, e que seria a maior burrice da minha vida querer voltar, foi então que ergui minha cabeça, claro com a ajuda de meus irmãos e do Espirito Santo, lavei o rosto do choro, e seguir a diante firme nessa fé que ganhei no meu batismo.


Siga em frente, por que não dá mais pra voltar, como diz a musica do Bruno Camurati "sangrando mais de pé", saiba também que não estás sozinho nesse barco, estamos todos juntos para nos ajudar uns aos outros quando estivermos precisando. E por mais que a tempestade esteja feia, não se jogue desse barco! Que tenhamos essa coragem.




"Não dá mais pra voltar - Monsenhor Jonas Abib"


terça-feira, 3 de setembro de 2013

Levanta-te Jovem!

Durante a quinta-feira passada tive a graça de poder está na pregação do Tony Alisson, missionário da comunidade Canção Nova, na adoração da juventude que ocorre todas as semanas na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré; e o que mais me cativou e tocou meu coração deixado-me reavivado foi o fato de um jovem, de 25 anos, pecador como eu, limitado assim como eu sou também, ser tão destemido, ousado, e decido pela busca da santidade.

A cada palavra que ele ministrava eu dizia dentro de mim: "Quero também ser assim!". Não que ele deva ser o modelo de cristão que todos devem seguir, ou que ele deve ser o centro de nossa caminhada, ser como ele, mas sim seu testemunho que me edificou de mais, seu testemunho de querer ser semelhante aquele que é nosso modelo de pessoa humana, Jesus Cristo. 

E desde então pude novamente em minha vida tomar uma decisão, a decisão de me levantar, sim, pois eu estava já desgastado e quem sabe até um pouco cansado, e olha que não dei ainda nem dois passos em toda minha caminhada, mas de certa forma estava sentado, de braços cruzados novamente, aos poucos me acomodando. E então fui instigado a levantar-me novamente.

A confirmação disso veio depois. Eu teria uma pregação na vigília do grupo qual participo em minha paroquia, então pedi a palavra, e pude recebe-la ao assistir um Show do Ministério Adoração e Vida na internet, quando um deles citava a palavra de Lucas 7, 14:

"Então Jesus disse: 'Jovem, eu lhe ordeno, levante-se!'"

E logo tomei posse dessa palavra, que também será rema para a espiritualidade de catequese de perseverança e crisma de minha paroquia a qual estou organizando.

Vejo, que assim como um dia eu estive, muitos jovens hoje se encontram verdadeiramente adormecidos para a radicalidade da vida cristã, muitos se encontram mornos, outros afundados na lama do pecado sem forças para se levantarem, outros com o coração cheio de sujeiras e poeiras deixadas pelo mundialismo de nossas vidas. Jovens que até estão na igreja porem não são Igreja e outros que nem fazem o minimo de força para viverem como tal, jovens que até chegaram a tentar lutar contra a vida de pecado mas se deixaram vencer pelo cansaço da árdua batalha, jovens plenamente egoístas que apenas vivem para satisfazer suas próprias necessidades, vivendo de conveniências e muitas outras realidades, deitados no caixão prontos para serem enterrados na morte eterna, como era o caso do jovem do evangelho que iria ser sepultado.

Porém Jesus, assim como no evangelho, vem em nosso socorro para nos tirar desse caminho de morte, com apenas um toque, e então nos ordena: Levante-se Jovem! Levante! Você nasceu para mais do que isso que o mundo te oferece! Nascemos para a gloria de Deus! Para isso eles nos criou, sua vontade é que sejamos santos assim como Ele é (Efésios 5, 1) (I Tessalonicenses 4, 3), que não aceitemos a realidade injusta e pecadora que mundo insiste em nos vender, que sendo batizados e muitos até crismados, vivamos a radicalidade da vida cristã, despertando em nós o ardor missionário, o amor a eucaristia, a igreja, palavra e vida de santidade e amor pelos irmãos. 

Mas como sentir isso isso? Como ser impulsionados a essa proposta de vida se nos encontramos acanhados, medrosos, escondidos e muitas vezes sem ser capaz de assumir sua identidade católica? Ai eu pergunto a vocês, quando os discípulos de jesus encontravam-se dessa mesma forma pós a ida de Cristo, o que aconteceu com eles para recebem essa força e coragem toda? Quem respondeu Pentecostes está correto. É a partir do seu encontro pessoal com Deus onde será derramado sobre você com toda abundancia o Espirito Santo, assim como em Pentecostes, que irás receber o gás novo da caminhada, a força que precisa e preenchimento de seus vazios interiores. Após a Pentecostes Pedro foi capaz de converter mais de 3 mil em uma pregação (Atos 2, 41-42), olha o poder do encontro pessoal com Deus e o derreamento do Espirito Santo sobre uma pessoa.

Com a vinda desse Espirito Santo sobre nós, nossas feridas, traumas, e rachaduras no nosso coração, alma ,corpo e mente, passam a serem tratadas pelo medico dos médicos (Mateus 9, 12) de acordo com nossa entrega, e então levantamos para essa nova vida, livre dos males que nos atormentam, sejam eles qual for, prontos então a evangelizar, proclamar, anunciar e  levar esse Jesus que nos cura a todos os outros que também precisam Dele, através principalmente de nosso testemunho e mudança de vida.

É necessário que nós queiramos ter essa vivencia do amor de Deus em nossas vidas, nos abrindo a sua graça, e então o milagre acontecerá em sua vida, na minha aconteceu, por que na sua não? Então amigos, possamos deixar-nos vencer por Deus e seu imenso amor, sendo assim renovados no Espirito Santo, nos levantando para uma vida nova (João 3,3-5) sem medo, receio, ou qualquer tipo de duvida quanto ao Reino de Deus e sua missão nessa terra.

Então Jovem, levante-se! Você não viveu para ser derrotado, mas sim para a vitoria em Cristo Jesus! O importante é nunca desanimar, e ter em mente que estamos em formação, cair novamente é normal para quem está aprendendo, o anormal é desistir e se entregar, quer se entregar? Se entregue nos braços do Pai e deixe Ele te conduzir por caminhos que só Ele sabe que tem para nós, seja o primeiro a dar esse testemunho, tenha fé pois Ele nunca te abandonará! 



A paz de nosso Senhor Jesus e o amor de Maria em vossos corações!
São Rafael Arcanjo, rogai por nós!


Escultemos essa canção para que a palavra de Deus penetre profundamente em nossos corações.
"Vox Dei - Precisa-se de santos"


Revisão de texto: Ariadne Trindade